terça-feira, 19 de março de 2019



13 de Março 2019

Semeámos um feijão...

Depois de visitarmos a quinta Pedagógica dos Olivais e observar a linda horta que lá existe, iremos aprofundar a vida das plantas.
Por isso, após a reunião em grande grupo na sala, realizamos uma experiência científica.

 

Envolvemos um feijão em algodão, mergulhámos em água e colocamo-lo num copo de iogurte. Agora é só esperar que cresça…há já me esquecia… é importante falar com a sementinha quando a regamos na sala, ela gosta!



Incluir a ciência na creche é promover a curiosidade natural e a motivação na criança. Esta, ao sentir-se interessada irá compreender e aprender conceitos novos através de atividades lúdicas. Como nos diz a seguinte citação “As crianças são "cientistas activos" que procuram, constantemente, satisfazer a sua insaciável curiosidade sobre o mundo que as rodeia” (Reis, 2008, p.16).

                                      
Agora teremos que ter paciência e ESPERAR que a nossa planta CRESÇA!



12 de Março 2019

Passeio: Quinta Pedagógica dos Olivais

O passeio à Quinta pedagógica dos Olivais foi o culminar das aprendizagens efectuadas ao longo das duas últimas semanas.


A criança aprendeu conceitos, características sobre os diferentes animais e puderam observá-los no seu habitat natural.


Cada vez mais as crianças contactam muito pouco com a vida do campo… proporcionar alguns momentos lúdicos com a vida natural é dar a oportunidade à mesma de conhecer outras realidades que existem para além das historias dos livros e de programas de televisão.

O tempo meteorológico começa a melhorar, convido-vos a todos para visitarem esta ou outra quinta pedagógica e, passarem uma manhã ou tarde na mesma em família… com certeza irão gostar!


11 de Março 2019

Pintura: Técnica da Borboleta

Começamos esta semana a fazer uma pintura com a técnica de borboleta.
Esta técnica de pintura permite o desenvolvimento da motricidade fina e a criatividade na criança. É uma técnica considerada em espelho porque a pintura é feita de um lado da folha, dobra-se a mesma e ao abrir aparece do outro lado igual. Quanto mais tinta levar mais as manchas se espalham e formam imagens que são interpretadas de maneira diferentes pelas crianças e adultos.


O resultado não poderia ter sido melhor. As crianças experimentaram uma técnica diferente a qual foi do agrado do grupo.


A criança ao expressar-se livremente, adquire autoconfiança e torna-se mais responsável e cooperante no relacionamento com os outros, ao mesmo tempo que transporta para o papel emoções e sente prazer na realização destas atividades.


6 de Março 2019

Lengalenga: “A Formiga”

A festa do Carnaval passou, e a sala Rosa continuou com o tema dos animais…desta vez aprendemos uma lengalenga da formiga.
Fizemos uma formiga com tinta. Decalcamos com uma rolha de cortiça e montamos uma formiguinha… as patas foram feitas com pauzinhos de fósforos que tínhamos na sala… e o resultado só podia ser criativo!


Pelo muro abaixo
Vai uma formiga
Com uma mão na testa
E outra na barriga



1 de Março 2019

Baile de Carnaval

A nossa manhã de sexta-feira foi bastante animada. Viemos de casa, fantasiados com um fato de Carnaval. A sala estava decorada e demos início ao nosso baile de Carnaval. Tiramos fotos que registaram esta manhã tão animada e divertida!



No final da manhã desfilámos com os nossos fatos e mostramos a nossa fantasia aos outros meninos numa passerelle improvisada na sala.

O dia foi tão especial que continuamos também na segunda-feira seguinte com o bailarico!

"... põe uma caraça, para assustar
jogar papelinhos, nos tambores tocar!
É Carnaval, vamos brincar
Nada que eu faça, parece Mal!"


26 de Fevereiro 2019

Carnaval

Nesta terça-feira falamos sobre a festividade do Carnaval. Iniciamos este tema com uma história “ A máscara do caracol” dando continuidade à temática dos animais.




O grupo decidiu fazer caraças sobre os animais… Escolheram os que mais gostavam e o resultado foi um placard com uma grande diversidade de animais (domésticos e selvagens).

É Carnaval vamos brincar…
Que ninguém leva a Mal!


25 de Fevereiro 2019

O que as crianças dizem sobre os animais

Nesta manhã o grupo começou por relatar algumas das funções e sons dos animais domésticos. Por isso, aproveitamos para registar graficamente as suas aprendizagens e saberes.

Através das diferentes temáticas abordadas em sala, a criança faz a assimilação de aprendizagens e aumenta os seus conhecimentos...



Foram efectuados registos escritos que relatam o que as crianças dizem sobre os animais, como se alimentam, qual o seu revestimento, quais as suas características, como se deslocam… o grupo de crianças mostrou competências adquiridas relacionadas com esta temática.


Por isso famílias entrem na sala e vejam as obras de arte dos vossos educandos!


21 de Fevereiro 2019

Trabalho em pequeno grupo: Reconstrução de animais

Iniciamos a manhã a recortar, a colar, a reconstruir e redecorar alguns animais domésticos. Com vários materiais existentes na sala (corda, lã, palha, algodão…) pusemos as mãos na nossa criatividade e construímos uma obra de arte!





Através de atividades lúdicas que vão ao interesse da criança, estamos a estimular para que seja autónoma nas suas escolhas e acções do quotidiano. Ao realizar movimentos de carácter plástico e oferecer-lhe um leque de materiais diversificados, a criança está a desenvolver e a adquirir competências de motricidade fina.


18 de Fevereiro 2019

Projeto: Animais

Os animais são um tema de agrado de qualquer criança e por isso a Sala Rosa aprofundou um pouco o mundo dos animais.

Iniciamos este projeto numa conversa em grande grupo e aprendemos que existem animais domésticos que vivem na nossa casa e ou quinta. Há os animais selvagens que vivem nas florestas, savanas… e, ainda existem os animais marítimos que vivem dentro de água.





Sensibilizamos a criança para as características dos animais e suas diferenças. Comparamos as suas particularidades e colocamos várias fotografias numa parede da sala. Constatamos que todos os animais são importantes na cadeia alimentar.